Você já se perguntou como fazer terreno no Revit? Se sim, você está no lugar certo! O Revit é uma ferramenta poderosa para modelagem de informações de construção (BIM), e neste artigo, vamos explorar como modelar terrenos com precisão e eficiência.
Passos Básicos para Criar Terreno no Revit
Iniciando um novo projeto
Antes de tudo, comece abrindo o Revit e iniciando um novo projeto.
Localize no painel “Navegador de Projeto” a opção “Plantas“. Clique sobre o sinal + e depois duplo clique em “Terreno“.
Note que abrirá uma nova aba do projeto, conforme imagem abaixo:
No menu superior do Revit, clique na guia “Massa e terreno” e clique na opção “Sólido topográfico“.
Na guia “Modificar | Criar limite de sólido topográfico“, destacada em verde, selecione a opção “Retângulo”:
Agora você pode desenhar a área do terreno conforme desejar.
Após desenhar o terreno, clique em “Concluir o modo de edição”
Em seguida clique em “Adicionar ponto“.
Perceba que abre um painel log à direita. Clique em “Absoluto” e, no campo al lado determine o altura do primeiro nível de elevação:
Distribua os pontos de elevação até cobrir toda área do projeto, veja como no vídeo a seguir:
Está pronto o seu terreno feito no Revit.
Para ver como ficou, na guia “Vista“, clique em “Vista 3D“
Clique no sólido e, no menu na barra de rodapé, clique no ícone de cubo, em seguida selecione “Cores Consistentes“:
Você vai ter uma visão mais bonita do terreno.
Benefícios de Modelar Terreno no Revit
Modelar terreno no Revit não só oferece uma visualização precisa do terreno, mas também permite uma integração perfeita com outros elementos do projeto. Isso pode economizar tempo e dinheiro no processo de construção.
Visualização Precisa:
O Revit oferece ferramentas avançadas que permitem modelar terrenos com precisão, garantindo que o projeto reflita as características reais do local.
Integração com Outros Elementos:
A modelagem de terreno no Revit permite uma integração perfeita com outros elementos do projeto, como edifícios, estruturas e instalações. Isso facilita a coordenação e evita conflitos durante a fase de construção.
Economia de Tempo e Recursos:
Como destacado no vídeo do canal Growarq, a ferramenta de modelagem de topografia no Revit pode poupar muito tempo[3]. Além disso, o Revit pode relatar volumes de corte e preenchimento em um terreno, ajudando a determinar os custos de modificação de paisagismo[1].
Compreensão das Características do Local
Por fim, a capacidade de visualizar diferentes cortes e alturas de um terreno no Revit facilita a compreensão das características do local, auxiliando na tomada de decisões relacionadas ao projeto e à construção.
Renderização Realista e Coerente
Quando se trata de renderização, a modelagem precisa do terreno no Revit garante que as visualizações geradas sejam realistas e coerentes com o projeto. Isso é essencial para apresentações a clientes e partes interessadas, pois oferece uma representação visual clara e precisa do que será construído.
Plotagem Precisa:
Uma vez que o terreno é modelado com precisão no Revit, a plotagem (ou impressão) desse modelo se torna uma tarefa mais simplificada. A precisão na modelagem garante que a plotagem reflita exatamente o que foi projetado, garantindo que as partes interessadas vejam uma representação fiel do projeto.
Atualizações e Novos Recursos:
O Revit está em constante atualização, como visto nas versões de 2024, trazendo novos recursos para modelagem de topografias e terrenos, tornando o processo ainda mais eficiente e preciso[2, 4].
O que mudou na criação de terreno com o Revit 2024 em relação às versões anteriores.
A nova ferramenta de topografia da versão 2024 do Revit apresenta funções inovadoras. Agora, a topografia é um sólido dentro do software, permitindo muito mais modificações por parte do usuário. Essa abordagem traz uma série de melhorias em comparação com as versões anteriores.
No Revit 2023, por exemplo, a modelagem da superfície topográfica era baseada na inserção de pontos, nos quais você determinava a elevação específica de cada ponto, como por exemplo, 1 metro, 2 metros, e assim por diante. A partir destes pontos, o programa automaticamente criava as curvas de nível. Na versão 2024, a abordagem é um pouco diferente. A topografia agora é similar à modelagem de uma laje ou piso.