Como colocar cursos online no currículo: 3 exemplos para impressionar os recrutadores

Você já parou para pensar na revolução que o ensino online trouxe para o mundo educacional? Em uma era onde o aprendizado contínuo é mais valorizado do que nunca, saber como apresentar essa formação no currículo é essencial. Pensando nisso, te apresento a seguir algumas dicas para te ajudar na hora de inserir os cursos online no seu currículo.

Por que incluir cursos online no currículo?

A era digital trouxe consigo uma enxurrada de oportunidades de aprendizado. Mas, por que você deveria considerar incluir esses cursos no seu currículo?

Valorização do aprendizado contínuo: Empregadores valorizam candidatos que buscam constantemente aprimorar suas habilidades. Mostra que você é proativo e tem sede de conhecimento.

Flexibilidade e autodisciplina: Cursos online exigem disciplina e gestão de tempo. Quando você os inclui no currículo, demonstra essas qualidades.

Como escolher cursos relevantes para o currículo

como colocar curso online no currículo: imagem de moça sentada em escrivaninha olhando pensativamente para folha de papel sobre a mesa

Antes de sair adicionando todos os cursos online que você fez, pare e reflita: eles são relevantes para a posição que você deseja?

Alinhamento com objetivos profissionais: Escolha aqueles cursos online que estejam alinhados com seus objetivos de carreira.

Credibilidade da instituição: Certifique-se de que o curso foi realizado em uma plataforma ou instituição reconhecida.

Passos para adicionar cursos online ao currículo

Agora que você já sabe a importância de destacar um curso online no seu perfil profissional, vamos ao passo a passo de como incluí-los no currículo.

Escolhendo a seção correta: Normalmente, cursos online podem ser adicionados na seção “Educação” ou “Formação Complementar“.

Descrevendo o curso: Seja específico. Inclua o nome do curso, a plataforma e a data de conclusão.

Veja o exemplo abaixo:

Exemplo 1

Plataforma A
Curso online de Python do Básico ao Avançado – junho de 2023 a agosto de 2023

Destacando habilidades adquiridas: Além do nome do curso, destaque as habilidades ou competências que você adquiriu. Você também pode adicionar a carga horária.

Exemplo 2
Plataforma B
Curso online Implementação eficiente dos 5S (60h) – fevereiro de 2022 a julho de 2022

Exemplo 3

Plataforma C
Curso online de programação- fevereiro de 2022 a julho de 2022

Ao final do curso apresentei um algoritmo para um aplicativo que recebe e organiza agendamento dos atendimentos em um salão de beleza. Obtive nota 9,5.

Erros comuns ao listar cursos online

Imagem de folha de papel contendo várias marcações de erros em caneta vermelha. Simbolizando erros a se evitar ao colocar curso online no currículo

Acredito que agora estamos na mesma página e concordamos que os cursos online, se bem utilizados, podem ser um diferencial para conseguir aquela vaga, mas você precisa tomar cuidado para não incorrer em qualquer dos seguintes erros:

Excesso de Informações

Encher seu currículo com todos os cursos online que você já fez pode sobrecarregá-lo. Seja seletivo e escolha os mais relevantes para a posição desejada.

Falta de Detalhes

Simplesmente listar o nome do curso não é suficiente. É essencial fornecer informações como a plataforma de ensino, a data de conclusão e, possivelmente, as principais habilidades adquiridas.

Incluir Cursos Não Concluídos

A menos que você esteja atualmente matriculado e planeje concluir em breve, evite listar cursos que você começou, mas não terminou.

Desconsiderar a Relevância

Incluir cursos que não têm relevância para a posição a que está se candidatando pode fazer seu currículo parecer desconexo.

Ignorar a Credibilidade da Plataforma

Nem todas as plataformas de ensino online são vistas da mesma forma. Priorize cursos de plataformas ou instituições reconhecidas.

Erros de Formatação

Mantenha a consistência na forma como você lista seus cursos. Se você começar listando a plataforma, seguida pelo nome do curso e depois pela data, mantenha esse formato.

Não Atualizar Regularmente

O mundo do ensino online está sempre evoluindo, com novos cursos sendo lançados regularmente. Certifique-se de revisar e atualizar a seção de cursos do seu currículo frequentemente.

Desvalorizar Cursos Gratuitos

Não subestime o valor de um curso apenas porque ele foi gratuito. O que importa é o conteúdo e o que você aprendeu.

Como os cursos online podem ser usados como diferencial na entrevista de emprego.

Os cursos online surgiram como uma ponte para o conhecimento, permitindo que pessoas de todos os cantos do planeta tenham acesso a uma educação de qualidade. Mas, além de serem uma ferramenta de aprendizado, eles podem ser o diferencial que você precisa em uma entrevista de emprego. Vamos explorar como?

Mostra Proatividade e Dedicação:

Ao mencionar que você fez cursos online, você está mostrando ao recrutador que tem iniciativa, que busca conhecimento por conta própria e que não espera oportunidades caírem do céu. Isso transmite uma imagem de alguém comprometido e dedicado.

Atualização Constante:

O mundo muda rapidamente, e as habilidades de ontem podem não ser as de amanhã. Ao investir em cursos online, você demonstra que está sempre atualizado, acompanhando as tendências e inovações do mercado.

Flexibilidade e Autodisciplina:

Cursos online, em sua maioria, permitem que o aluno estude no seu próprio ritmo. Isso requer autodisciplina, organização e gestão do próprio tempo. Qualidades extremamente valorizadas no mercado de trabalho!

Diversidade de Conhecimentos:

A vasta gama de cursos disponíveis online permite que você explore diferentes áreas e adquira uma formação mais holística. Isso pode ser um grande diferencial, especialmente se você souber conectar os pontos e mostrar como diferentes áreas do conhecimento podem se complementar.

Histórias e Experiências:

Durante a entrevista, use exemplos práticos do que aprendeu. Conte uma história sobre um projeto que desenvolveu ou uma situação que enfrentou usando o conhecimento adquirido. Isso torna sua experiência mais tangível e memorável para o entrevistador.

Certificados e Portfólio:

Sempre que possível, tenha em mãos os certificados dos cursos realizados. Além disso, se os cursos permitiram a criação de algum projeto ou trabalho prático, monte um portfólio. Isso dá credibilidade ao que você está dizendo e permite que o recrutador veja, na prática, os frutos do seu aprendizado.

Como destacar seu currículo no meio da multidão

Primeira Impressão é a que Fica!

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que o currículo é o seu cartão de visitas. Um currículo bem formatado, sem erros de ortografia e organizado, já causa uma primeira impressão positiva.

Personalize para a Vaga

Cada vaga é única, assim como você! Adapte o seu currículo para a posição a que está se candidatando. Mostre que você não só entende o que a empresa busca, mas que é a pessoa certa para o cargo.

Um plus para destacar você na multidão, seria pesquisar sobre a empresa e personalizar seu currículo de acordo com os valores e objetivos da instituição.

Seja Autêntico

Não adianta exagerar ou inventar informações. A sinceridade e autenticidade são valorizadas. Mostre suas verdadeiras habilidades e conquistas, e deixe que elas falem por você.

Destaque suas Realizações

Mais do que listar tarefas, destaque resultados! Se você aumentou as vendas em 20% ou liderou um projeto de sucesso, isso merece ser ressaltado.

Use Palavras-chave Relevantes

Muitas empresas recorrem a sistemas automatizados para filtrar currículos. Imagine que você fez um curso online incrível que te capacitou ainda mais para a vaga desejada. Se você não mencionar isso de forma clara, pode ser que seu currículo nem chegue às mãos do recrutador

Palavras-chave que Fazem seu Currículo Brilhar!

Dependendo da sua área de atuação, você pode usar algumas das seguintes palavras-chave para atrais a atenção do recrutador:

Gestão de Projetos

Mostra que você sabe como liderar, organizar e entregar resultados.

Liderança de Equipe

Revela sua capacidade de motivar, guiar e inspirar outros profissionais.

Análise de Dados

Indica que você tem habilidades analíticas e pode transformar números em estratégias.

Fluência em [Idioma]

Seja inglês, espanhol ou mandarim, mostrar domínio de idiomas pode abrir portas internacionais.

Desenvolvimento Full Stack

Para os da área de TI, mostra versatilidade e conhecimento abrangente em desenvolvimento.

Vendas B2B

Revela experiência em negociações e vendas para empresas, um nicho específico e valioso.

Marketing Digital

Em um mundo cada vez mais online, saber como se destacar no ambiente digital é crucial.

Certificação [Nome da Certificação]

Certificações são provas tangíveis de suas habilidades em áreas específicas.

Atendimento ao Cliente

Mostra que você entende a importância de construir e manter relacionamentos saudáveis com os clientes.

Cada uma dessas palavras-chave é uma semente que, quando plantada em seu currículo, pode germinar em oportunidades incríveis. Cuide bem delas, e veja sua carreira florescer!

Imagem de entrevista entre recrutador e candidato a vaga de emprego

Mostre sua Evolução Profissional

Sua trajetória profissional é uma história, e toda boa história tem um desenvolvimento. Mostre como você cresceu, aprendeu e se tornou o profissional que é hoje.

Ofereça-se para um teste probatório

Mostrar que estar disposto a ter suas habilidades testadas transmite muita segurança ao recrutador. Então se você é um profissional que confia em suas habilidades, essa é uma ótima estratégia para destacar o seu currículo dos demais.

Invista em Educação Continuada

O mundo está em constante mudança, e o mercado valoriza quem se atualiza. Cursos, workshops e certificações mostram seu comprometimento com a aprendizagem contínua.

Seja Breve e Direto

Tempo é precioso. Apresente as informações de forma clara e concisa, facilitando a leitura e mostrando respeito pelo tempo de quem avalia.

Mostre sua Personalidade

Além das habilidades técnicas, as empresas buscam pessoas que se alinhem à sua cultura. Hobbies, voluntariado e outras atividades podem mostrar um pouco mais sobre quem você é fora do ambiente de trabalho.

Peça Feedback

Antes de enviar, peça a opinião de amigos ou mentores. Um olhar externo pode identificar pontos de melhoria ou destacar algo que você não havia percebido.

O ensino online abriu portas para muitos profissionais. Saber como apresentar essa formação da forma certa pode ser o diferencial que você procura na elaboração do seu currículo. Não subestime o poder de um curso online e, mais importante, saiba como usá-lo a seu favor!

Perguntas Frequentes

  • Os empregadores veem cursos online como válidos?
    • Sim, especialmente se são de plataformas ou instituições reconhecidas.
  • Devo incluir todos os cursos online que fiz no currículo?
    • Não. Selecione os mais relevantes para a posição desejada.
  • Como destaco um curso online que foi muito importante para minha formação?
  • E se o curso online que fiz não for de uma plataforma conhecida?
    • O importante é o conteúdo. Esteja preparado para discutir o que aprendeu.
  • Cursos gratuitos têm menos valor no currículo?
    • O que importa é o conteúdo e o que você aprendeu, não se foi pago ou gratuito.

Deixe sua sugestão

Recentes